16 maio, 2012
Basta elas aparecerem para conferir uma aparência cansada a quem as ostenta. As olheiras, explica a dermatologista Sara Bragança, são resultado da ação da melanina, pigmento que dá cor à pele. Em alguns casos, existe a tendência genética. Já em outros, elas são resultado da dilatação dos vasos da área dos olhos, levando mais sangue à região e reforçando a pigmentação. 
Segundo a dermatologista, noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites também podem fazê-las aparecer. Além disso, as manchas podem ser comuns durante o período pré-menstrual e na gestação porque a pálpebra pode ficar mais esbranquiçada, devido à deficiência de ferro.


Corte alguns pepinos e batatas 
Descansar rodelas de pepino nos olhos pode ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas, segundo Sara Bragança, os efeitos são fracos e demorados. Esse legume tem baixa concentração de calmantes e vasoconstritores. 
Mas em sua ação externa no olho, o efeito é quase nulo", conta Sara. Mas, não desanime. O pepino colabora com a vasoconstrição, levando à melhora momentânea das olheiras. O mesmo efeito é obtido com rodelas de batatas.



Massageie a região 
Uma massagem, além de relaxar, é capaz de diminuir o edema, em especial a drenagem linfática facial. Sara Bragança ensina que ela deve ser feita duas vezes ao dia.


Reduza o sal 
Sabemos que o sódio presente no sal é um dos principais culpados pela retenção de líquido. Mas você sabia que isso também piora o aspecto das olheiras? A retenção de líquido promovida pelo sódio piora a aparência das olheiras, deixando a região dos olhos inchada. Por isso, diminua o sal!

  Diminua o álcool 

O álcool, assim como o sal, é um dos vilões da retenção de líquido. Isso acontece, conta Sara Bragança, porque o álcool "puxa" a água, deixando-a retida nas células, o que leva ao aspecto inchado e empapuçado debaixo dos olhos. Para resolver, além de diminuir o álcool, deve-se ingerir bastante água. 



Lave o rosto com água fria 
Ao contrário do que muitos acreditam, lavar o rosto com água quente não ajuda a aliviar a aparência das olheiras, e sim o contrário. Sara Bragança justifica: a água morna promove uma vasodilatação, o que favorece o seu aparecimento. "Já a água gelada promove uma vasoconstrição dos vasos, amenizando as olheiras", indica.


Hidrate o rosto 
Uma pele hidratada é, sem dúvidas, mais bonita. Mas, além disso, a hidratação facial é útil na hora de disfarçar as olheiras. "A pele ao redor dos olhos é muito fina e pouco espessa, essa característica deixa mais aparente os vasos faciais dessa área, deixando a área com a aparência arroxeada", explica Sara Bragança. 
Para aumentar a espessura da pele, Sara ensina que hidratar é uma boa solução. "Uma boa hidratação na área dos olhos aumenta a espessura da pele e, consequentemente, os vasos dessa área não ficam tão aparentes, melhorando a coloração local", justifica.




Durma bem 
Não é a toa que, ao dormir mal, acordamos com gloriosas rodelas roxas ao redor dos olhos. Sara Bragança explica que é nessa hora do dia que a pele se restaura. Sem um sono de qualidade, a pele não consegue se recuperar direito - e isso se reflete no dia seguinte. "Estima-se que oito horas de sono sejam suficientes para uma boa restauração dos tecidos", aconselha. 



Apele para o corretivo 
Você ainda não obteve o resultado desejado ou, quem sabe, está em uma situação de emergência e precisa esconder esse aspecto de olheiras? Sem problemas! No mercado, existem muitas opções de corretivos: líquidos, cremosos, em forma de bastão ou lápis etc. Além das tradicionais, que se encaixam no tom de pele, existem aqueles coloridos, cada um com a sua função. 
Para disfarçar olheiras, apele para o corretivo amarelo. Independente da cor deste tipo de corretivo, o resultado obtido é o do próprio tom de pele, já que essa técnica segue o princípio de mistura de cores, de modo que uma neutraliza a outra. Mas, se o amarelo ficar evidente, finalize com uma camada de corretivo de sua cor.



Essas foram algumas das dicas de Sara Bragança meninas. Achei super boa, e resolvi postar. E você que ainda não começou a cuidar de suas olheiras, é melhor começar desde já, para não piorar no futuro! Um beijo meninas! 

2 comentários:

  1. ótimas dicas,gostei o post ta ótimo :D

    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas! Eu estava precisando, já que tenho que acordar cedinho todas as manhãs. rsrs'
    Beijos,

    http://princesacrista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Pesquise

Ariane Rodrigues, 18 anos,canceriana, romântica nata, curiosa, confusa, intrigante e cheia de irônias. Louca pela família e amigos .Futura jornalista, ama ler, ouvir músicas do tipo que acalmam a alma. Apaixonada por moda e pela Demi Lovato ♥.

  

Facebook

Seguidores

Marcadores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Tradutor