08 junho, 2012
Tem gente que acha a caspa um problema de falta de higiene. Outras pessoas pensam que é doença. Nem uma coisa nem outra. A caspa, que é chamada de dermatite seborréica pelos médicos, se caracteriza por uma descamação do couro cabeludo e atinge indiscriminadamente mulheres e homens, estes últimos em maior proporção, pelas próprias características de pele masculina, freqüentemente mais gordurosa e seborréica.
Quem pensa que pode “pegar caspa” com uso de pentes de cabeleireiros ou por emprestar a escova para a amiga,  esta enganada. Caspa não é contagiosa. A caspa é um componente característico do tipo de pele de cada pessoa, principalmente das pele oleosas. Essa oleosidade do couro cabeludo é genética, mas também pode ser ativada por fatores externos: falta de lavagens freqüentes, uso de shampus errados ou inadequados, alteração psicológicas, e fungos.
Resumindo: A caspa não é contagiosa, ocorre em ambos os sexos, tem períodos de melhoras e pioras, sendo que 50% dos brasileiros têm caspa pelo menos uma vez ao ano. Sua causa não está decisivamente estabelecida, podendo ser agravada pelo frio, transpiração, baixa freqüência de lavagem dos cabelos, estados de tensão nervosa que propiciam o aumento de microorganismos como bactérias e fungos no couro cabeludo. A grande quantidade de oleosidade pode provocar uma inflamação do couro cabeludo, chamada de dermatite seborréica (a caspa), que precisa de tratamento adequado.

Dicas:
Escove os cabelos antes das lavagens para ajudar a transportar a oleosidade da raiz para a ponta dos fios.
Não use o secador muito próximo ao couro cabeludo.
Não esfregue o couro cabeludo com as unhas.
Use condicionador somente nas pontas.
Não use água muito quente.
Para ativar a circulação massageie o couro cabeludo.
Use um xampu anticaspa alternando com xampu para uso diário. Um xampu anti-resíduo também é aconselhável.
Procurar a ajuda de um profissional se notar que a caspa está se tornando um problema constante.

Bom meninas, espero ter ajudado em alguma coisa. Um beijo.  
 

2 comentários:

  1. ótimas dicas,gostei

    http://dezapaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tentamos ao máximo evitar! É horrível!! Visite nosso blog e se gostar siga!!

    www.senhoritasimperfeitas.blogspot.com

    ResponderExcluir

Pesquise

Ariane Rodrigues, 18 anos,canceriana, romântica nata, curiosa, confusa, intrigante e cheia de irônias. Louca pela família e amigos .Futura jornalista, ama ler, ouvir músicas do tipo que acalmam a alma. Apaixonada por moda e pela Demi Lovato ♥.

  

Facebook

Seguidores

Marcadores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Tradutor