22 setembro, 2013

Quando vai chegando o final do ensino médio, ou ate mesmo antes, a gente já começa a pensar no que vai querer pro futuro e principalmente a faculdade que irá cursar. Hoje em dia, a faculdade de moda está cada vez mais popular e procurada por meninos e meninas. Esse e o tema do Papo de Amiga desa semana, convidei algumas garotas que fazem essa faculdade, pra contar como é e as dificuldades encontradas :


Fernanda Minillo, estuda Design de Moda na Faculdade de Santa Marcelina:

É preciso saber desenhar e/ou costurar? 
Depende muito da faculdade que você vai fazer e também de que área voce pretende atuar. No meu caso, que entrei na FASM para trabalhar com design e criação, sim precisa saber desenhar, e aguentar fazer de 80, 90 pra mais desenhos por semana ate.

Quais as maiores dificuldades de se fazer essa faculdade? 
Uma das maiores dificuldades pra mim eh com certeza a falta de tempo para descansar, dormir, comer, viver haha! Muitos trabalhos e todos muito grandes, complicados e demorados de fazer. Teve uma vez que precisava apresentar 100 desenhos as 7:20 da manha, e eram 8h da noite eu ainda nem tinha tido tempo de começar! Tenso.

É caro estudar moda? 
Depende da onde você escolhe fazer, e também sempre existem as bolsas (que são meio dificeis de conseguir) mais que as vezes eh uma mão na roda pra algumas pessoas.

Como você pensava que era estudar moda, antes de entrar na faculdade? Sua opinião mudou? 
Eu sempre quis estudar na FASM, desde uns 6 anos de idade, então já sabia onde estava me metendo. Sabia que teriam noites sem dormir, tendinite de tanto desenhar, retalhos de tecidos espalhados pela casa. Mais com paixão ao que se faz tudo da certo no final! Não mudei de opinião em relação a cursar moda, com certeza é o que eu nasci para fazer. Apenas descobri que outras áreas da moda também me agradam e não são tao sofridas na questão desenhar ate morrer, como jornalismo, styling, editor, etc etc.

O que você aprendeu na faculdade, que ainda não sabia antes de entrar? 
Eu sempre desenhei minha vida inteira, e achava que mandava muito bem. Mais depois de um bimestre na FASM percebi o quanto eu não sabia desenhar antes e o quanto tinha melhorado, e hoje em dia fico feliz de ver que essa evolução continua ficando bem evidente com os anos. Digamos que eu re-aprendi a desenhar e re-descobri meus tracos.

Quais carreiras você pode seguir, com o curso que está fazendo/fez? 
Entrei na faculdade com o objetivo de ser estilista, trabalhar com design e criação. Mais a quantidade de trabalhos desenhos e prototípos que fazemos me fez mudar um pouco de ideia. Penso agora em seguir a área do styling e direção de editoriais, ou ate de videos de moda. Estou meio fascinada com esse mundo.

Qual o seu conselho, pra quem quer seguir essa carreira? 
Meu conselho é: Se você ama MESMO, caia de cabeça e aproveite tudo! Mas se você NÃO tem certeza, sai correndo enquanto da tempo.

Por fim, com suas palavras, como é estudar moda:
Estudar moda pra mim é como começar a completar uma etapa da minha vida que eu sempre esperei. Amo muito oque eu faco e o que eu estudo, muitas vezes penso em largar tudo e não desenhar nunca mais quando percebo que são 4h da manha e eu estou virando a noite fazendo trabalhos. Mas amo muito, muito mesmo tudo ligado a moda. Não sei oque seria de mim se não tivesse no lugar onde estou fazendo o que eu mais admiro no mundo!


Monique Staneck tem 19 anos, e estuda Design de Moda na Universidade Veiga de Almeida, no Rio de Janeiro:

Quando você descobriu que queria fazer moda? 
Sempre gostei de inventar, criar, observar as pessoas e seus comportamentos mas acho que descobri mesmo no oitavo ano do ginásio, foi um pouco complicado falar para os meus pais que eu queria seguir essa carreira, eles não gostaram muito, mas depois aceitaram. rs

É preciso saber desenhar e/ou costurar? 
Olha na faculdade você aprende, mas é muito mais dificil pq você não vai conseguir se dedicar integralmente a costurar ou a desenhar, vc vai aprender junto com outas materias o que vai fazer você a ter mais dificuldade para conciliar as coisas. Mas eu quando entrei não sabia nada, e hoje eu já sei desenhar... E costurar estou aprendendo ainda.

Quais as maiores dificuldades de se fazer essa faculdade? É caro estudar moda? 
Muitas dificuldades, juro! É muita matéria, muito trabalho manual, muitas exigencias... Principalmente quando se trata de um curso de Design como o meu, os professores são muito perfeccionistas. No começo pensei varias vezes em desistir.

 É caro estudar moda? 
Tudo depende da faculdade que você escolher, umas são mais baratas outras mais caras, o problema são os materiais que os professores exigem o tempo inteiro do qual muitas das vezes eles nem usam e não são muito baratinhos.

Como você pensava que era estudar moda, antes de entrar na faculdade? Sua opinião mudou? 
Nossa a minha visão de faculdade de moda era toda totalmente distorcida. Eu pensava em algo de tendencia,blogs,revistas, algo mais dinâmico etc.. Sendo que a faculdade de Design de moda ela não funciona assim, é totalmente metódica, fora da realidade de glamour, blogs e revistas.

O que você aprendeu na faculdade, que ainda não sabia antes de entrar? 
Aprendi muito sobre História da arte e história da moda! Eu sou apaixonada por essa área.

Quais carreiras você pode seguir, com o curso que está fazendo/fez? 
Eu gostaria muito de ter minha marca, de ser uma estilista bem sucedida mas confesso que tenho criado um afeto por ser professora e dar aulas de história, relacionadas ao design, arte e moda.

Qual o seu conselho, pra quem quer seguir essa carreira? 
Meu conselho é: ame , seja persistente, e seja autentico.

Por fim, com suas palavras, como é estudar moda:
Estudar moda é uma loucura, e é uma delicia ao mesmo tempo... Porque quando a gente gosta de uma coisa não há barreira que te impeça de vencer! Então eu supero essas dificuldades com a minha força de vontade e minha fé. Os nossos sonhos precisam ser vividos.

Marina Benevides tem 20 anos e faz Design de Moda na Faculdade Católica do Ceará:

Quando você descobriu que queria fazer moda? 
Eu sempre gostei de moda, desde pequeninha, então nem tinha dúvidas! haha

É preciso saber desenhar e/ou costurar? 
Não, eu entrei na faculdade sem saber fazer nenhum dos dois, mas na faculdade você aprende o básico de desenho e costura, da pra ter uma boa noção, muitas técnicas! Mas também não sai uma profissional não.

Quais as maiores dificuldades de se fazer essa faculdade? É caro estudar moda? 
Tem muito trabalho, que meche com criatividade e habilidades que nem sempre a gente tem!

 É caro estudar moda? 
Não, acho um preço bem acessível!

Como você pensava que era estudar moda, antes de entrar na faculdade? Sua opinião mudou? 
Mudou um pouco, é bem mais dificil do que eu pensava.. haha, tem muito trabalho, coisas que eu não sabia que se estudava em uma faculdade de moda e etc..

O que você aprendeu na faculdade, que ainda não sabia antes de entrar? 
Ah, MUITA coisa! De costura, desenho, como desenvolver uma coleção, programas como Corel, audaces, modelagem, não tinha noção nenhuma dessas coisas, mesmo sendo pouco tempo você aprende muito e faz toal diferença.

Quais carreiras você pode seguir, com o curso que está fazendo/fez? 
O foco maior é ser Estilista. Mas dá pra você ir pra área de produção de moda, comunicação em moda, tem muitas áreas que você pode explorar além de ser "estilista".

Qual o seu conselho, pra quem quer seguir essa carreira? 
Que tenha muita certeza que é realmente isso que você quer.. normalmente o profissional de moda trabalha muito e fica nos bastidores, não tem esse glamour todo! Rala muito pra ganhar dinheiro e se destacar, não é nada fácil. Mas pra quem ama isso é prazeroso demais!

Por fim, com suas palavras, como é estudar moda:
Estudar moda é um prazer pra mim, tudo o que eu gosto! Mesmo virando a madrugada fazendo trabalho, desenhando, pintando.. quem gosta faz com amor e prazer!


Espero ter ajudado, no fundo, toda garota gosta de moda, mais seguir essa carreira é bem diferente ! Por isso é importante pesquisar, pra te certeza que é isso que deseja.
Beijos, Ariane

0 comentários:

Pesquise

Ariane Rodrigues, 18 anos,canceriana, romântica nata, curiosa, confusa, intrigante e cheia de irônias. Louca pela família e amigos .Futura jornalista, ama ler, ouvir músicas do tipo que acalmam a alma. Apaixonada por moda e pela Demi Lovato ♥.

  

Facebook

Seguidores

Marcadores

Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Tradutor